Joomla! (pronúncia: djumla) é um sistema livre open source de gestão de conteúdo web (do inglês: Content Management System - CMS) desenvolvido em PHP e com base de dados MySQL, executado em um servidor interpretador. Criado pelo grupo de desenvolvedores OSM em 2005, foi projetado com separação entre design, programação e conteúdo, proporcionando rapidez na produção de sites com flexibilidade, design personalizados e baixo investimento. Um é esqueleto de website pré-configurado com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web.

É um projeto open source (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 3.8.3 (dezembro de 2017); a sua última versão legada é a 1.5.26.[1]

O Joomla! auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web para leigos em desenvolvimento de sites. É utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo.[2] No CMS vem pré-configurado as características básicas de um site, como login de usuários e administradores, edição e publicação de conteúdo, publicação de "banners" de propaganda.

O CMS conta com extensões que não estão em sua instalação básica, mas que podem ser adquiridos através de download dos módulos e componentes (10.071 mil) que aumentam sua funcionalidade com rapidez.[2] Além disso, existem vários templates prontos para agilizar o processo de criação de sites com investimento mínimo. Possuindo versões em 64 idiomas.



Sunday, November 4, 2018







« Voltar